2022 promete ser um ano e tanto. Não é novidade que a tecnologia hoje em dia direciona, facilita e transforma vidas no mundo todo, e no mercado corporativo funciona da mesma forma. Vivenciamos muitos desafios em 2020 e 2021 com a pandemia, onde muitas empresas e pessoas foram “forçadas” à se adaptar ao Digital, e muitas tendências em tecnologia que antes eram previstas para anos à frente, hoje já fazem parte do nosso cotidiano. Um bom exemplo disso é a preocupação com a segurança de dados, que aumentou muito nesses últimos dois anos devido ao trabalho remoto e com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Falaremos dela em um próximo artigo.
O Gartner – consultoria que analisa tendências em TI – identificou alguns nichos da tecnologia que terão destaque e maior crescimento em 2022, e vamos citar alguns a seguir.
1. Inteligência Artificial
A IA já ganhou o coração de muitas áreas do mercado, como engenharia, marketing, vendas, finanças, saúde, etc. Segundo o Índice de Nível de Inovação e Crescimento IA (consultoria Everis), o uso de IA na América Latina aumentou de 32%, em 2018, para 48%, em 2020. O avanço do 5G, por exemplo, abrirá portas a grandes avanços e vai impactar diretamente nas tecnologias de Inteligência Artificial.
2. Trabalho distribuído
Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, o conceito de empresa distribuída ganhou mais força, e as suas vantagens logo foram percebidas pelos empregadores. Esse conceito consiste em um modelo “repartido” de trabalho. Basicamente, em uma empresa, cada colaborador pode trabalhar de um lugar diferente – coworkings, o próprio escritório, casa, etc. Nesse momento muitas empresas ainda mantém o modelo de trabalho híbrido ou full home office, e a possibilidade de se consolidar um modelo distribuído já é considerada por muitos.
3. Plataformas nativas da nuvem
O Gartner prevê que as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas em TI até 2025. Com o avanço tecnológico causado pela pandemia, as empresas precisarão se capacitar para operar neste formato.
4. Experiência Total (TX)
Com o objetivo de interligar a experiência do cliente (CX), experiência do usuário (UX), experiência do funcionário (EX) e a multiexperiência (MX), a Experiência Total é definida como uma experiência completa e efetiva na jornada do cliente. O Gartner prevê que até 2024, as empresas que oferecerem o TX terão um desempenho 25% superior ao de seus concorrentes – levando em consideração a satisfação dos clientes e também dos colaboradores.
Além das citadas acima, o Gartner apontou diversas outras tendências para o ano de 2022. Você pode acessá-las clicando aqui.
Por ser um setor sempre muito aquecido na economia e em constante evolução, ainda haverá muitos recursos que se tornarão tendência em 2022 e nos próximos anos. É muito importante que as empresas se preparem e saibam em quais tecnologias investir para implementar em seus times.
Redação Verx