LinkedIn para quem não tem experiência: O que colocar no perfil do LinkedIn quando ainda não temos experiências profissionais?
Com certeza, a plataforma é super relevante para os profissionais, tanto para os que buscam uma primeira oportunidade quanto para os que querem alavancar sua carreira. Segundo a Forbes, mais de 95% dos recrutadores pesquisam candidatos no LinkedIn, que é considerada a maior rede profissional do mundo, tendo cerca de 800 milhões de membros.
Para te ajudar, trouxemos algumas dicas para criar um perfil estratégico fazendo com que o algoritmo apresente você nas buscas feitas por recrutadores mesmo sem experiência.
Se liga nessas dicas e aprenda como fazer um perfil no linkedin para seu primeiro emprego!
Foto de capa
Sabe aquela foto retangular atrás da sua foto pessoal, muita gente foca nas descrições e se esquece que essa é a capa, a primeira impressão que as pessoas têm ao entrar no seu perfil, então bora deixar seu cartão de visitas agradável aos olhos. A imagem pode e deve ter relação com a sua profissão, o LinkedIn aceita imagens de até 8MB para a capa, então utilize imagens de boa qualidade e no tamanho correto (1128px x 396px), você pode conseguir essas imagens e dimensionar no tamanho correto, em aplicativos como o Canva.
Foto pessoal
No seu perfil profissional, não pode faltar uma foto sua, perfis sem foto parecem fake e não passam credibilidade. Além do mais, em uma pesquisa da Passport-Photo Online, mais de 80% dos recrutadores disseram que a foto do LinkedIn era um fator importante de classificação. Lembre-se de que é uma rede profissional, evite fotos na balada, fotos de formatura, fotos com pessoas ao fundo ou óculos escuros. Não é preciso que seja uma foto feita por um fotógrafo profissional, mas é importante que seu rosto esteja bem visível e que mostre sua personalidade. Use sua imagem para transmitir a energia que você quer passar como profissional, se você não usa terno e gravata para o trabalho, não as utilize nessa fotografia, mas também não vale usar o pijama do home office (rs), encontre o equilíbrio entre o profissional e o pessoal.
O título
O título é muito importante, é aquela descrição que aparece logo abaixo do seu nome, são 120 caracteres que o algoritmo utiliza para buscar e entregar candidatos nas pesquisas. Então, não utilize esse campo para dizer que está buscando uma oportunidade, ao invés disso, coloque cargos que você gostaria de exercer, áreas em que gostaria de trabalhar, ou até competências e habilidades como por exemplo, comunicação assertiva, trabalho em equipe, resiliência, alguma certificação que você possui, assim você aparecerá mais facilmente nas buscas, porque nenhum recrutador utilizará o termo “em busca de recolocação” na pesquisa, então não é uma boa estratégia utilizar esse campo para isso.
Sobre (resumo)
Aqui é onde você se apresenta, onde você desperta o interesse sobre o profissional que você é e quais são suas competências. Se você só estuda, escreva sobre a escolha do seu curso, a importância dele para o mercado, como você poderia contribuir com o conhecimento que adquiriu. Mesmo que seja apenas um parágrafo, não pule essa etapa. Se você não possui experiência os recrutadores precisam conseguir ao menos avaliar quais são suas expectativas em relação à sua profissão e como espera aplicar o que aprendeu.
Experiência Profissional
Uma das grandes preocupações é das pessoas é o que colocar no Linkedin quando nunca trabalhou na parte de experiência profissional, sendo que ela ainda não teve o seu primeiro emprego.
Aqui, se você não tem nenhuma experiência, nem como menor aprendiz, estagiário ou voluntário, você pode selecionar o modo autônomo (sem vínculo com empresa) colocar o nome do cargo que deseja atuar e na descrição colocar palavras-chaves da sua área de atuação, suas hard e soft skills e alguma competência exigida pelo cargo que você possui.
Aqui também, você pode deixar claro, que está em busca do 1° emprego ou de uma oportunidade para iniciar sua transição de carreira.
Lembre-se de excluir essa parte quando conseguir seu emprego e atualizar com a experiência que está tendo no seu trabalho. Essa dica é apenas uma estratégia para o algoritmo te entregar aos recrutadores, já que seu perfil se torna um “perfil campeão” apenas quando tem todos os campos preenchidos.
Competências
Foque em suas competências e escolha o máximo de competências que você tiver! Aqui entram os conhecimentos dentro da sua área, ferramentas e tecnologias, competências interpessoais e idiomas.
Recomendações
Nesse campo, como você ainda não terá colegas de trabalho para te recomendar, peça aos amigos, colegas de curso e professores para te recomendarem com base no que conhecem sobre você.
Nos tópicos referentes a cursos, idiomas e formação, preencha com o que você estudou, nada de inventar cursos heim, informe apenas o que você realmente tem de bagagem.
Para finalizar, personalize a sua URL com o seu nome (www.linkedin.com/in/SeuNome) porque a URL original do LinkedIn é formada por alguns números e fica mais difícil se lembrar para compartilhar com alguém. Para isso, basta entrar no seu perfil, no canto superior direito tem a opção “Editar perfil público e URL”, clique nessa opção, ainda no canto superior direito clique no lápis que aparece em “Personalize a URL do seu perfil” e no campo que pode ser alterado, troque o código original pelo seu nome e salve.
Pronto! Mesmo sem experiência, o seu perfil será encontrado pelos recrutadores em suas buscas. Mantenha-se conectado, sempre checando as mensagens porque você pode ser contatado e é importante dar um retorno.
Boa sorte!