Skip to content

QA (Quality Assurance): conheça a profissão

Qual o papel e a importância do Quality Assurance (QA), profissional fundamental em várias indústrias, incluindo a de tecnologia

Quality Assurance (QA), Quality Analist, Analista QA ou simplesmente Analista de Testes, mais conhecida como QA, essa profissão está relacionada à garantia da qualidade em produtos, processos e serviços. Os profissionais de QA desempenham um papel fundamental em várias indústrias, incluindo a de tecnologia.

No caso de produtos digitais, a experiência do usuário é uma das principais preocupações. Por isso, apesar de toda a equipe de desenvolvimento estar comprometida com a qualidade do produto, errar é humano. E é aí que entra um profissional responsável por analisar se esse produto está funcionando da melhor forma para o consumidor. O principal objetivo da pessoa QA é garantir que os produtos ou serviços atendam ou excedam os padrões de qualidade estabelecidos pelo cliente.

Algumas das principais responsabilidades de um profissional de QA podem incluir:

– Desenvolver e implementar estratégias de teste, identificar problemas e falhas, e fornecer soluções para melhorar a qualidade geral.

– Criar e executar planos de teste (quais testes usar?), análise de métricas e dados de testes para avaliar a eficácia dos processos de QA.

– Relatório de bugs e Identificação de áreas de melhoria nos processos de desenvolvimento e implementação de soluções colaborando com equipes de desenvolvimento para corrigir problemas.

– Testes exploratórios. QAs têm faro de explorador, mantendo uma visão de usuário conseguem analisar por diversos ângulos o uso do que está sendo desenvolvido e realizar testes de coisas que ainda não estavam descritas como requisitos para serem analisados.

 

Habilidades do Analista de QA

A profissão de QA requer habilidades técnicas e analíticas sólidas. Os profissionais devem ser capazes de identificar áreas de risco, antecipar possíveis problemas e garantir que os produtos ou serviços sejam testados de forma abrangente. Por isso esse profissional também precisa contar com algumas skills como:

  • Boa comunicação – Para comunicar com clareza ao DEVs os detalhes que precisam ser corrigidos em um produto.
  • Conhecimento das principais tecnologias – Por estar em constante contato com a equipe de desenvolvimento discutindo sobre os detalhes do produto, é muito importante conhecer as principais tecnologias envolvidas na execução de um software, como os sistemas operacionais, Windows, Linux, iOS e Android, por exemplo.
  • Conhecer os logs – É interessante que a pessoa QA entenda quais logs procurar, encontrar códigos de erros e como abrir e realizar suas pesquisas sobre eles.
  • Compreender os fundamentos da web – Entender os seletores HTTP, HTML, DOM, CSS, por exemplo, que fornecem a base da maioria dos sistemas que a pessoa deverá trabalhar.

Além disso, precisam ser detalhistas e ter uma visão extremamente criteriosa, ter habilidades de resolução de problemas e serem capazes de trabalhar em equipe, pois geralmente colaboram com desenvolvedores, designers e outros membros da equipe de projeto.

Cada dia mais envolvidos em todo o ciclo de desenvolvimento de software, desde o início do processo até a entrega final, a profissão oferece diversas oportunidades de carreira. Mas é preciso a percepção de que itens cada vez mais próximos da camada de desenvolvimento poderão ser exigidos, então é importante abranger o conhecimento e evoluir. A demanda por profissionais de QA é alta, especialmente em setores onde a confiabilidade do produto é essencial, como no desenvolvimento de softwares, mas é preciso dedicação para ser um profissional requisitado.

Veja também: Transformação Digital e o Papel da TI

Concluindo, QAs desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade de produtos e serviços, ajudando a identificar e resolver problemas antes que eles afetem os clientes finais. Desempenhando um papel crítico na construção de produtos confiáveis e de alto valor, contribuem para a maximização dos resultados, já que a correção prévia de erros evita perda de tempo, dinheiro e ainda conquista o cliente agregando valor á entrega.

Redação Verx.
Compartilhe

Artigos Relacionados

Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em praticamente todas as áreas da vida. Seja para resolver problemas no trabalho, para criar inovações tecnológicas ou até para melhorar nosso bem-estar, a criatividade é uma ferramenta poderosa que transforma o modo como vemos e enfrentamos o mundo

Criatividade: a força invisível que move o mundo

Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em
Leia mais >

Áreas de tecnologia em alta para 2025

O setor de Tecnologia da Informação (TI), como sabemos, continua a crescer de forma exponencial, e as perspectivas para 2025 são
Leia mais >

Infraestrutura em TI: On-Premise, Nuvem ou Híbrida? Entenda as Diferenças e Benefícios

A infraestrutura de TI é a base tecnológica de uma empresa, envolvendo hardware, software, servidores e redes para suportar a gestão
Leia mais >