Qual o papel e a importância do Quality Assurance (QA), profissional fundamental em várias indústrias, incluindo a de tecnologia
Quality Assurance (QA), Quality Analist, Analista QA ou simplesmente Analista de Testes, mais conhecida como QA, essa profissão está relacionada à garantia da qualidade em produtos, processos e serviços. Os profissionais de QA desempenham um papel fundamental em várias indústrias, incluindo a de tecnologia.
No caso de produtos digitais, a experiência do usuário é uma das principais preocupações. Por isso, apesar de toda a equipe de desenvolvimento estar comprometida com a qualidade do produto, errar é humano. E é aí que entra um profissional responsável por analisar se esse produto está funcionando da melhor forma para o consumidor. O principal objetivo da pessoa QA é garantir que os produtos ou serviços atendam ou excedam os padrões de qualidade estabelecidos pelo cliente.
Algumas das principais responsabilidades de um profissional de QA podem incluir:
– Desenvolver e implementar estratégias de teste, identificar problemas e falhas, e fornecer soluções para melhorar a qualidade geral.
– Criar e executar planos de teste (quais testes usar?), análise de métricas e dados de testes para avaliar a eficácia dos processos de QA.
– Relatório de bugs e Identificação de áreas de melhoria nos processos de desenvolvimento e implementação de soluções colaborando com equipes de desenvolvimento para corrigir problemas.
– Testes exploratórios. QAs têm faro de explorador, mantendo uma visão de usuário conseguem analisar por diversos ângulos o uso do que está sendo desenvolvido e realizar testes de coisas que ainda não estavam descritas como requisitos para serem analisados.
Habilidades do Analista de QA
A profissão de QA requer habilidades técnicas e analíticas sólidas. Os profissionais devem ser capazes de identificar áreas de risco, antecipar possíveis problemas e garantir que os produtos ou serviços sejam testados de forma abrangente. Por isso esse profissional também precisa contar com algumas skills como:
- Boa comunicação – Para comunicar com clareza ao DEVs os detalhes que precisam ser corrigidos em um produto.
- Conhecimento das principais tecnologias – Por estar em constante contato com a equipe de desenvolvimento discutindo sobre os detalhes do produto, é muito importante conhecer as principais tecnologias envolvidas na execução de um software, como os sistemas operacionais, Windows, Linux, iOS e Android, por exemplo.
- Conhecer os logs – É interessante que a pessoa QA entenda quais logs procurar, encontrar códigos de erros e como abrir e realizar suas pesquisas sobre eles.
- Compreender os fundamentos da web – Entender os seletores HTTP, HTML, DOM, CSS, por exemplo, que fornecem a base da maioria dos sistemas que a pessoa deverá trabalhar.
Além disso, precisam ser detalhistas e ter uma visão extremamente criteriosa, ter habilidades de resolução de problemas e serem capazes de trabalhar em equipe, pois geralmente colaboram com desenvolvedores, designers e outros membros da equipe de projeto.
Cada dia mais envolvidos em todo o ciclo de desenvolvimento de software, desde o início do processo até a entrega final, a profissão oferece diversas oportunidades de carreira. Mas é preciso a percepção de que itens cada vez mais próximos da camada de desenvolvimento poderão ser exigidos, então é importante abranger o conhecimento e evoluir. A demanda por profissionais de QA é alta, especialmente em setores onde a confiabilidade do produto é essencial, como no desenvolvimento de softwares, mas é preciso dedicação para ser um profissional requisitado.
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Concluindo, QAs desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade de produtos e serviços, ajudando a identificar e resolver problemas antes que eles afetem os clientes finais. Desempenhando um papel crítico na construção de produtos confiáveis e de alto valor, contribuem para a maximização dos resultados, já que a correção prévia de erros evita perda de tempo, dinheiro e ainda conquista o cliente agregando valor á entrega.