O que é Scrum?
Criado pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o Scrum é um Framework amplamente utilizado na tecnologia, principalmente em projetos de desenvolvimento de software. Consiste em dividir o projeto em pequenos ciclos de atividades (Sprints), simplificando o fluxo de desenvolvimento, padronizando processos, e facilitando a comunicação entre a equipe. Assim, as reuniões de alinhamento são frequentes, para que a equipe possa mostrar o que está sendo feito e pensar formas de melhorar com mais agilidade. A proposta é que o projeto seja acompanhado de perto e haja mudanças de planejamento sempre que necessário e de forma menos engessada, para que as inconsistências sejam observadas e corrigidas durante o processo e não apenas no final, quando o produto é entregue ao cliente.
Como as equipes Scrum são formadas?
Existem três papéis dentro do Scrum, que são:
Scrum Master
Essa função é a de manter tudo funcionando o mais fluido possível. O Scrum Master tem o papel de garantir que nenhum problema afete a produtividade da equipe. Ele instrui e auxilia o Product Owner, garante a visibilidade das informações sobre a evolução do projeto e performance da equipe, organiza e lidera as cerimônias do Scrum adotadas, além de ajudar os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum. Mas Scrum Master não é sinônimo de Project Manager, para facilitar a compreensão, podemos comparar com um time de futebol, onde o Técnico do time é o Project Manager e o capitão é o Scrum Master.
Product Owner
Você já deve ter ouvido por aí “fulano é o PO do projeto”. Pois é, ele é Product Owner ou “dono do produto”, a responsabilidade global do produto final, é dele. É ele quem decide para qual direção o produto deve evoluir, o que deve ser feito e a ordem de prioridades, ele gerencia a fila de demandas conhecida como Product Backlog. Quem assumir esse papel deve ter grande conhecimento sobre o negócio e entender bem as necessidades do cliente para passar para a equipe os objetivos do projeto, sendo o responsável por alinhar as expectativas com a entrega.
Scrum Team (ou Time de Desenvolvimento)
É uma equipe multidisciplinar, com pessoas de diversas especialidades responsáveis por atingir as metas estabelecidas pelo PO. No Scrum, assim como em outros frameworks ágeis, a equipe deve ter a capacidade de se autogerenciar e decidir a melhor forma de trabalhar para que a entrega seja ágil e de qualidade. O tamanho de um time Scrum pode variar conforme a necessidade, no entanto, é comum que tenha entre 5 e 10 pessoas.
Quais são as cerimônias do Scrum?
O mecanismo do Scrum, funciona com uma série de reuniões, as chamadas “Cerimônias do Scrum”. Cada uma tem seu propósito específico e juntas cumprem com o funcionamento da dinâmica da metodologia. São elas:
– Sprint Planning
O planejamento da sprint é a primeira cerimônia do Scrum durante o ciclo de uma sprint. Serve para o PO contextualizar o scrum team sobre o que deve ser entregue, atividades, e funcionalidades existentes no backlog de produto, prioridades e valor para o cliente.
– Daily Meeting
Essa cerimônia, como o próprio nome já diz, são reuniões diárias. O objetivo é que sejam curtas com cerca de 15 minutos apenas para alinhamento. Cada membro da equipe relata de forma rápida o que fez no dia anterior, o que fará no dia atual e principalmente relata eventuais dificuldades que esteja encontrando para realizar o seu trabalho.
– Sprint Review
Essa cerimônia é realizada no último dia de cada ciclo de sprint onde todos os envolvidos no projeto devem estar presentes, inclusive os key users, responsáveis pelas aprovações e os stakeholders. O objetivo é apresentar e verificar o resultado das atividades e entregas desenvolvidas nessa sprint.
– Sprint Retrospective
É a última cerimônia da Sprint, e é uma retrospectiva mesmo. Serve para serem dados feedbacks, compartilhadas experiências e dificuldades encontradas, e para ser feita uma avaliação dos processos e do desempenho do time. Ela permite identificar gaps e riscos dentro do projeto de forma geral, e é fundamental para a melhoria contínua do ciclo de vida do Scrum.
O Scrum é um framework efetivo e versátil, e traz consigo muitas vantagens para as equipes de desenvolvimento e a empresa como, por exemplo:
– Agilidade na atribuição das atividades e replanejamento caso ocorram eventos não previsíveis;
– Adaptabilidade na quantidade de recursos, tornando o gerenciamento de escopo e prazo mais flexível e menos traumático;
– Transparência trazendo engajamento, confiança, evolução do time e sucesso no projeto.
Se você busca melhoria contínua e uma entrega de valor aos seus clientes, o Scrum é uma ótima ferramenta para isso.
Redação Verx.