Você sabe o que é a pirâmide do conhecimento?
Talvez você a conheça como Pirâmide DICS (Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria), ou em inglês, DIKW (Data, Information, Knowlege and Wisdom) as três nomenclaturas se referem ao mesmo assunto e se você já ouviu falar, mas não entendeu muito bem o conceito, continua lendo esse artigo que você vai entender!
A pirâmide do conhecimento é muito utilizada para ações de Inteligência de Dados nas ciências da informação ou gestão do conhecimento. Ela monta uma estrutura de hierarquização do saber que permite obter ferramentas para agir estrategicamente.
Mas para que serve essa hierarquização?
Na era da informação, onde recebemos todos os dias uma infinidade de dados para processar, um dos desafios é manter uma cultura inovadora para que a empresa seja competitiva. Uma das ferramentas para isso é transformar essa quantidade massiva de dados em inteligência organizacional. E é aí que entra a pirâmide do conhecimento, que nada mais é do que uma maneira estratégica de analisar e utilizar esses dados.
É verdade que para termos informação, precisamos de muitos dados, para termos conhecimento, precisamos de muita informação e para termos sabedoria, precisamos de muito conhecimento. De forma simples, a pirâmide nos ajuda a priorizar quais conjuntos de dados devem ser coletados e tratados, porque nem todo conjunto de dados trará informação assim como nem toda informação conduzirá ao conhecimento e por sua vez, nem todo conhecimento levará á sabedoria.
A estrutura da pirâmide
Como a sigla já nos mostra, a pirâmide DICS tem quatro camadas, são elas:
Dados – elementos brutos pré-selecionados que relacionados entre si poderão trazer informação no futuro. Podem se apresentar em muitas formas como números, imagens ou palavras, e isoladamente não trazem informação alguma, são simplesmente dados. Essa é a fase das observações e medições.
Informação – só é possível obter a informação através da relação entre os dados da camada anterior. A informação pode se apresentar no formato de ideias e conceitos. Essa é a fase da estruturação, de unir dados, que juntos podem trazer uma perspectiva sobre um determinado tema e gerar alguma informação para análise.
Conhecimento – é a análise da informação contextualizada, nessa etapa podemos obter conclusões sobre as informações obtidas na camada anterior. Esse conhecimento obtido sobre um tema específico é o que nos torna aptos a desenvolvê-lo de forma efetiva. Essa é a fase da interpretação das informações afim de obter o conhecimento.
Sabedoria – é o nível mais elevado do saber, a soma de diferentes conhecimentos. É quando você tem conhecimentos diversificados no seu repertório e entendendo o porquê das coisas, consegue saber a hora certa de utilizar cada um deles de acordo com o contexto.
Perceba como uma camada completa a outra e como juntas, elas possibilitam uma gestão do conhecimento para se obter a sabedoria, transformando dados brutos em ações estratégicas.
Na prática, para que serve a pirâmide DICS?
Trazendo uma maior compreensão do negócio aos seus gestores, a pirâmide do conhecimento pode embasar decisões estratégicas dentro das organizações. Com a hierarquização dos dados, é possível obter informações, conhecimento e sabedoria para agir no momento adequado e com foco nos pontos corretos.
Lembrando que a base da pirâmide é formada por dados, porém sozinhos eles não trazem conhecimento algum. Somente a partir da sua relação com outros dados ou com o contexto em que estão inseridos, é que se pode acrescentar sentido e totalidade a eles para ir além.
Redação Verx.