É possível sim, melhorar o seu estilo de vida!
A vida está corrida?
Está difícil conciliar estudo, trabalho, lazer, família, amigos e saúde? Passa o dia sentado(a), trancado(a) em casa ou no escritório, muitas vezes tem dias estressantes com prazos curtos e pouca ou nenhuma maneira de extravasar? Deixou outra vez aquele check-up para depois?
Pois é, mas e se você soubesse que apenas 30% da nossa longevidade é atribuída à genética e os outros 70% são definidos por hábitos ao longo da vida e pelo ambiente em que vivemos, repensaria seu modo de vida?
Nós trouxemos quatro hábitos que podem ser inseridos na sua rotina e que ajudarão a melhorar a sua qualidade de vida. Abaixo detalhamos cada um deles.
Diminua o tempo sentado(a) ou inativo
Independente se você faz algum exercício regular durante a semana, ficar mais tempo sentado(a) do que se movimentando, prejudica a saúde geral do seu corpo (entenda sentado(a) como, com o corpo inativo, e a musculatura relaxada).
Algumas maneiras de reduzir esse tempo de inatividade do seu corpo é:
– No transporte coletivo, desça um ou dois pontos antes do seu e vá caminhando;
– Prefira subir e descer os degraus ao invés de optar pela escada rolante ou elevador;
– A cada uma ou duas horas sentado(a), levante-se, movimente-se, alongue-se, vale até a ida ao banheiro ou ao café;
– Não vá de carro para a padaria que fica a duas quadras, escolha caminhar;
– Quando estiver sentado(a) coloque uma bola entre os joelhos e pressione-a com as pernas.
O segredo é diminuir o tempo sentado e, se não for possível, fazer algum movimento de tempos em tempos que ative sua circulação e musculatura.
É sério. Passar muitas horas do dia sentado(a) prejudica imensamente a sua saúde!
Fique atento a um possível déficit de vitamina D no seu corpo.
O nosso organismo precisa da vitamina D para funcionar melhor, inclusive ela desempenha papel importantíssimo na nossa imunidade. Naturalmente o nosso corpo obtém essa vitamina em quantidade suficiente através da exposição diária, de 10 a 20 minutos, à luz solar antes das 10:00 e depois 16:00. Mas a fim de evitar riscos de câncer de pele, os médicos recomendam a reposição de vitamina D através de suplementação alimentar.
Aumente o seu consumo de água
Além de exercícios regulares e alimentação saudável, o consumo de água sempre está nas listas de hábitos saudáveis, mas nem sempre damos a devida atenção a isso.
Não é possível afirmar com precisão quanto de água forma o corpo humano, mas os cientistas estimam que varia entre 50% e 75%. Os bebês geralmente têm 75% de água no corpo e com a idade esse porcentual vai diminuindo, por isso é muito importante insistir ao oferecer água aos idosos, eles podem se desidratar facilmente. A água regula nossa temperatura corporal, lubrifica articulações, através dela nosso corpo elimina toxinas, entre outras coisas. Sem ela podemos ter sintomas como confusão mental; perda momentânea de memória; ressecamento de cabelos, boca e pele; dores de cabeça; cansaço e sonolência.
Não espere sentir sede para beber água! Beba em pouca quantidade várias vezes ao dia e você sentirá a diferença.
Cuide da sua energia
Evite pessoas ou ambientes tóxicos. Tudo aquilo que te desmotiva ou te puxa para baixo rouba a sua energia e você perde a vitalidade, a produtividade, o foco e, consequentemente, a saúde mental!
Conviver com pessoas que estão sempre enfatizando o lado negativo, reclamando, fofocando, se preocupando em achar culpados ao invés de resolver o problema, acaba nos expondo situações estressantes que elevem nosso nível de Cortisol, hormônio responsável pela irritabilidade, afetando assim nosso bem-estar físico e mental. Então evite pessoas assim e, principalmente, esteja sempre atento para não ser esse tipo de pessoa.
O envelhecimento é um processo natural do corpo, mas nossos hábitos diários definem como iremos envelhecer. Que tal você assumir esse compromisso de cuidar de você, mudando um hábito por semana para envelhecer com saúde física e mental? Bora começar hoje?