Elizabeth Vasconcelos
Sócia-Diretora/ Managing Director
No dia 23 de novembro, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, uma data que nos convida à reflexão e à ação em prol das crianças e adolescentes que enfrentam essa doença. No Brasil, o câncer é a principal causa de morte por doença entre pessoas de 0 a 19 anos, representando 8% do total de óbitos nessa faixa etária.
Os tipos mais comuns incluem leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, que podem chegar a 84% dos casos quando a doença é identificada em estágios iniciais.
No entanto, no Brasil, apenas 8,8% das crianças recebem o diagnóstico precoce, o que evidencia a necessidade de maior conscientização e acesso a serviços de saúde especializados.
Segundo o Hospital Pequeno Principe, a dificuldade para fazer o diagnóstico precoce e para chegar aos centros especializados de tratamento é a principal causa que leva à alta mortalidade por câncer infantil no Brasil. Enquanto a taxa nos Estados Unidos é de 22 mortes por milhão, no Brasil o índice fica em 43,4 por milhão, ou seja, praticamente o dobro. Os dados refletem a realidade até 2019 e constam em um levantamento sobre o panorama da oncologia pediátrica no Brasil feito pelo Instituto Desiderata.
O Pequeno Príncipe orienta a ficarmos atentos a estes sintomas nas crianças:
- Anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos
- Perda significativa de peso
- Caroços que continuam crescendo após a melhora de inflamações
- Reflexo branco nas pupilas
- Dor de cabeça que não melhora com analgésico, acompanhada de vômito
- Dificuldade de engolir alimentos
- Aumento dos olhos
- Mudanças rápidas ou demoradas no funcionamento intestinal
- Pneumonia sem cura, mesmo com uso de medicamentos
- Mudança de cor, número e tamanho de pintas, verrugas ou sinais na pele
- Aumento de volume abdominal
- Otite (inflamação de ouvido) crônica acompanhada de dermatite seborreica
- Febre prolongada mesmo fazendo uso de medicação
- Manchas roxas pelo corpo com sangramentos sem traumas
O Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba, é referência nacional no tratamento de câncer infantil, atendendo cerca de 100 novos casos por ano. A instituição oferece uma estrutura completa, incluindo diagnóstico, tratamento quimioterápico, cirurgias e transplante de medula óssea, além de disponibilizar atendimentos em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento, por meio de convênios, particular e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço de Emergência do Hospital Pequeno Príncipe também atende pelo SUS crianças e adolescentes em emergências clínicas, cirúrgicas e ortopédicas.
Todas as consultas são realizadas mediante agendamento prévio mas os pacientes do SUS precisam ser encaminhados pelas unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs) das suas cidades de origem.
Na Verx Tecnologia e Inovação, acreditamos que o maior patrimônio é o capital humano. Por isso, no âmbito social, focamos em iniciativas que promovam e assegurem o desenvolvimento intelectual de nossos profissionais, o que inclui a saúde física, emocional e espiritual. Com a previsão de que o Brasil terá uma população mais idosa nos próximos anos, investir na educação e saúde das crianças torna-se ainda mais crucial. Dados do IBGE indicam que, até 2060, a população com 65 anos ou mais representará 25,5% dos brasileiros, reforçando a necessidade de cuidar das futuras gerações.
Apoiamos o Hospital Pequeno Príncipe por sua dedicação em oferecer tratamento de excelência às crianças e adolescentes. O diagnóstico precoce do câncer infantil pode elevar as chances de cura para até 80%.
No entanto, muitos pacientes chegam ao hospital com a doença em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.
Além dos desafios médicos, crianças em tratamento oncológico podem ficar afastadas da escola por até dois anos, comprometendo sua formação e futuro. O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve programas para minimizar esse impacto, oferecendo suporte educacional durante o tratamento.
Convidamos todos a se engajarem nessa causa. Você pode contribuir de diversas formas:
- Doações Financeiras: Apoie instituições como o Hospital Pequeno Príncipe, que dependem de recursos para manter e aprimorar seus serviços.
- Voluntariado: Dedique seu tempo e habilidades para apoiar pacientes e suas famílias durante o tratamento.
- Conscientização: Divulgue informações sobre a importância do diagnóstico precoce e os sinais de alerta do câncer infantil.
Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes, oferecendo esperança e oportunidades de cura. Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, reafirmamos nosso compromisso com essa causa e convidamos todos a se unirem a nós.