Skip to content

DIA MUNDIAL DA SAÚDE | 7 DE ABRIL

Dia Mundial da Saúde

O dia 07 de Abril foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, como O Dia Mundial da Saúde, em homenagem a criação da própria OMS que foi em 07/04/1948. Comemorado a partir de 1950, esse dia serve para conscientização da população, sobre a importância de cuidar da saúde.

 

Afinal, o que é ser saudável?

Apesar de ter sido fundada em 1948, dois anos antes (1946) surgiu um esboço do que seria a OMS na Conferência Internacional de Saúde, celebrada em julho daquele ano. Nesta conferência, organizada pelo Conselho Econômico e Social da ONU, foram redigidos os primeiros estatutos da OMS e definido o conceito do que é ser saudável, e ficou estabelecido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Então, se você pensa que para ser saudável basta não apresentar nenhuma enfermidade, você se engana. Para afirmar que alguém está saudável, é preciso analisar a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos dessa pessoa.

Será que você tem prestado atenção nesses três aspectos de forma equilibrada? Como está a sua qualidade de vida? E sua saúde mental, você tem prestado atenção nela? Tem se movimentado para não viver uma vida sedentária?

É importante fazermos essa autoanálise de tempos em tempos, ainda mais enfrentando uma pandemia por mais de dois anos e toda a pressão, adaptação, isolamento e incertezas que a situação trouxe consigo.

 

Vamos falar um pouco sobre saúde mental?

Segundo a OMS, a saúde mental depende de uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

E se a mente não vai bem o corpo sente! A mente sobrecarregada, pode desencadear dores musculares, irritabilidade, falta de ar, problemas estomacais e muito outros sintomas, então é muito importante sim, cuidar da sua saúde mental.

 

Para te ajudar, segue algumas dicas para manter a sua saúde mental:

1. Faça algo por você, algo que você goste e te dê prazer.

2. Não se compare a ninguém, não meça o seu sucesso com a régua do outro, cada um tem a sua trajetória.

3. Movimente-se, faça alguma atividade física.

4. Aprenda algo novo, exercite o cérebro, estude, leia.

5. Equilibre obrigações e lazer.

6. Mantenha contato com quem você gosta, converse, se distraia, dê boas risadas.

7. Durma bem! Recomenda-se que o corpo humano adulto, durma pelo menos 7 horas por dia, para que seja revigorado, mas cada organismo funciona de um jeito, então o importante é sentir-se descansado.

8. Busque ajuda profissional sempre que sentir que não está bem, você não precisa enfrentar sozinho.

          

 

Agora vamos falar sobre saúde física!

Já vimos que a saúde física pode depender da saúde mental, mas a mental também se equilibra com a saúde física, somos uma máquina perfeita e cada parte dessa engrenagem conta para o bom funcionamento dela.

 

 Então segue alguns pontos importantes para mantermos a saúde física também:

1. Vamos ser repetitivos, mas…Movimente-se! O nosso corpo produz substâncias essenciais à nossa saúde quando fazemos exercícios. O corpo humano foi feito para se mexer e os anos de trabalho sentados na cadeira de um escritório tem feito com que muita gente se esqueça disso.

2. Alimente-se bem! Com o ritmo frenético da era da informação, acabamos negligenciando a qualidade da nossa alimentação, recorrendo aos congelados, enlatados, ensacados, e nos esquecendo que o nosso corpo precisa da energia dos alimentos naturais. Abra menos, descasque mais!

3. Hidrate-se! Nosso corpo precisa de água para funcionar bem, limpar as toxinas e tudo mais. Não vale refrigerantes, e sucos naturais e água de coco até contam, mas não há nada melhor do que água pura.

4. Evite hábitos nocivos ao seu corpo como bebidas alcoólicas em excesso e o fumo (um único cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas).

5. E por último descanse, durma bem, deite quando estiver cansado e deixe o seu corpo recuperar as baterias.

 

E por fim, a qualidade de vida

Qualidade de vida é diferente de padrão de vida, não se confunda! O padrão de vida quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços que uma pessoa ou grupo tem acesso, já a qualidade de vida é indicada por uma somatória de fatores que envolvem o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, do indivíduo, como os relacionamentos sociais (família e amigos), estabilidade financeira (o que não significa riqueza), moradia, saúde, trabalho e educação, além de outros parâmetros que afetam a vida humana.

Para ter mais qualidade de vida, mantenha hábitos saudáveis, cuide do corpo e da mente, tenha uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis, controle suas finanças e separe um tempo para o lazer.

 

Conseguiu avaliar se você é uma pessoa saudável?

Se você encontrou algo meio em desequilíbrio, bora equilibrar e cuidar da saúde!

Compartilhe

Artigos Relacionados

Gamificação na Gestão de Pessoas – Como Engajar Colaboradores com a Tecnologia.

Já vemos muito o uso de gamificação para atrair e fidelizar clientes, mas a gamificação tem se mostrado uma excelente estratégia
Leia mais >

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Elizabeth Vasconcelos Sócia-Diretora/ Managing Director No dia 23 de novembro, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, uma data
Leia mais >
Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em praticamente todas as áreas da vida. Seja para resolver problemas no trabalho, para criar inovações tecnológicas ou até para melhorar nosso bem-estar, a criatividade é uma ferramenta poderosa que transforma o modo como vemos e enfrentamos o mundo

Criatividade: a força invisível que move o mundo

Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em
Leia mais >