Skip to content

Dia das Crianças – Jogos que Divertem e Estimulam o Raciocínio!

O Dia das Crianças está chegando, e nada melhor do que aproveitar essa data especial para reunir a família em torno de atividades que, além de garantir boas risadas, também ajudam no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos pequenos. Pensando nisso, separamos uma lista de jogos de tabuleiro e cartas que são perfeitos para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos. São opções que estimulam o raciocínio, agilidade, imaginação e ainda criam momentos inesquecíveis para toda a família.

São 10 dicas superlegais:

  1. Dobble (6+ anos)
    Dobble é um jogo de cartas que testa a agilidade e a percepção visual. Cada carta tem vários símbolos, e o desafio é encontrar o símbolo em comum entre a sua carta e a do centro antes dos outros jogadores. E existem vários baralhos com figuras diferentes como Pixar, Disney, Heróis e várias formas de jogar o mesmo jogo, tudo vem bem explicadinho no manual. Fácil de aprender, rápido de jogar e ideal para crianças a partir dos 6 anos, além de garantir risadas e uma competição saudável.
    .
  2. Dixit (8+ anos)
    Um jogo que explora a imaginação!Em Dixit, cada jogador recebe cartas com ilustrações e deve criar descrições para que os outros jogadores adivinhem qual é a sua carta. E também está disponível em várias versões. O desafio é ser criativo, sem ser óbvio. Uma ótima opção para estimular a interpretação e a criatividade, especialmente para crianças a partir de 8 anos.

  3. Rory’s Story Cubes (6+ anos)
    Este é um jogo diferente: em vez de tabuleiro ou cartas, Rory’s Story Cubes usa dados. Cada face dos dados tem uma imagem, e o desafio é criar uma história usando as imagens que saíram no lançamento dos dados. Este também disponibiliza diversas opções de temas. O jogo ajuda a desenvolver a imaginação e a habilidade de contar histórias, sendo indicado para todas as idades a partir de 6 anos.

  4. Cara a Cara (6+ anos)
    Um clássico que não pode faltar! “Cara a Cara” é um jogo de adivinhação em que os jogadores devem descobrir qual personagem o adversário escolheu, fazendo perguntas de “sim ou não”. Existe a versão clássica dos anos 80 mas hoje já exitem opções com princesas e super heróis, por exemplo. Este jogo trabalha a lógica e a capacidade de dedução, além de ser superdivertido.

  5. Zingo! (3+ anos)
    Zingo! é uma versão dinâmica do Bingo, voltada para crianças menores. Com peças grandes e coloridas, as crianças devem associar as imagens sorteadas ao tabuleiro(também com diversas opções de temas). O jogo é excelente para crianças a partir de 3 anos, estimulando a atenção e o reconhecimento de padrões.

  6. Catan (10+ anos)
    Para os mais velhos, Catan é um dos jogos de tabuleiro mais adorados por quem curte esse tipo de jogo. Ele envolve estratégia, negociação e planejamento, sendo ideal para crianças a partir dos 10 anos. Nele, os jogadores colonizam uma ilha e devem gerenciar recursos para construir cidades e estradas, desenvolvendo habilidades de negociação e raciocínio lógico. Também com vários temas disponíveis.

  7. Uno (7+ anos)
    Outro clássico que não pode faltar. Uno é um jogo de cartas que trabalha raciocínio rápido e estratégias simples. Com regras fáceis e partidas rápidas, ele é ideal para crianças a partir de 7 anos e toda a família pode jogar junta, criando momentos de diversão e descontração. Existem algumas versões de baralho além do clássico, como o giant (cartas maiores), uma versão com símbolos para pessoas daltônicas, o Uno H2O impermeável, Uno flip, Wild e outros. Mas a maior parte delas ainda mantém a estrutura básica de combinar cores e números, só que introduz novas dinâmicas, temas e cartas especiais para variar o jogo e torná-lo mais interessante.

  8. Quebra-cabeças de madeira (3+ anos)
    Para os mais pequeninos, os quebra-cabeças de madeira são ótimos para desenvolver habilidades motoras e o raciocínio lógico. Eles podem ser simples, com poucas peças grandes, ou mais complexos, à medida que a criança cresce. E uma boa opção são os progressivos que começam com poucas peças e vão aumentando como esse da foto com 6-8-10 e 12 peças. Além de serem educativos, são divertidos para os pais participarem também.

  9. Genius (5+ anos)
    Um jogo de memória eletrônica, Genius é ótimo para testar e melhorar a capacidade de memorização e concentração. Indicado para crianças a partir de 5 anos, o jogo consiste em memorizar sequências de cores e sons, desafiando as crianças a superar seus próprios limites. Mais um clássico dos anos 80 que permanece.

  10. Jenga (6+ anos)
    Jenga é o tipo de jogo que mistura diversão e tensão! O objetivo é remover blocos de uma torre e colocá-los no topo, sem que a torre caia. Dependendo da marca podem variar cores, tamanhos, ou algumas regras como ter figuras nas peças e cartas para decidir qual você deve tirar, mas o objetivo é o mesmo. Ideal para crianças a partir dos 6 anos, Jenga trabalha habilidades motoras finas e o pensamento estratégico.

Com essas opções de jogos, você garante momentos de diversão e aprendizado para as crianças e para toda a família. Além de estimular a criatividade, a agilidade e o raciocínio lógico, eles são uma maneira incrível de fortalecer os laços familiares. No Dia das Crianças, escolha a diversão que também educa, e aproveite o melhor dessa data tão especial.

Feliz Dia das Crianças!

Redação Verx.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em praticamente todas as áreas da vida. Seja para resolver problemas no trabalho, para criar inovações tecnológicas ou até para melhorar nosso bem-estar, a criatividade é uma ferramenta poderosa que transforma o modo como vemos e enfrentamos o mundo

Criatividade: a força invisível que move o mundo

Muitas vezes pensamos em criatividade como um talento reservado aos artistas, mas a verdade é que essa habilidade é fundamental em
Leia mais >

Áreas de tecnologia em alta para 2025

O setor de Tecnologia da Informação (TI), como sabemos, continua a crescer de forma exponencial, e as perspectivas para 2025 são
Leia mais >

Infraestrutura em TI: On-Premise, Nuvem ou Híbrida? Entenda as Diferenças e Benefícios

A infraestrutura de TI é a base tecnológica de uma empresa, envolvendo hardware, software, servidores e redes para suportar a gestão
Leia mais >