O que é Deep Learning?
Dentro da Inteligência Artificial temos a área de machine learning e dentro dela temos a subárea de deep learning.
O machine learning, ou aprendizado de máquina, consiste em configurar parâmetros básicos sobre os dados e treinar o computador para aprender a resolver problemas sozinho.
O deep learning, ou aprendizado profundo, é a parte do aprendizado de máquina que, por meio de algoritmos de alto nível, treina o computador para realizar tarefas complexas imitando a rede neural do cérebro humano. O sistema funciona com um tipo de algoritmo mais sofisticado que precisa ser alimentado por uma quantidade massiva de dados, por isso ele também está associado ao big data, e quanto mais análises ele faz, mais preciso se torna. Esses dados são submetidos a várias camadas de processamento não lineares simulando a forma humana de pensar. Dessa forma, as máquinas são capazes de reconhecer imagens, falas, recriar vozes e aprender a realizar tarefas avançadas e resolver problemas complexos sem a interferência humana.
Por que o Deep Learning eleva a IA a outro patamar?
Suas aplicações estão cada vez mais viáveis e presentes no nosso cotidiano, cada dia mais as empresas buscam soluções utilizando a inteligência artificial com o máximo que o deep learning pode oferecer dela. Essa subárea, eleva o patamar das IAs porque ela permite um alto poder de análise e grau de acerto elevado sem precisar da interferência humana.
Alguns exemplos de aplicação que já existem são:
– As predições de resultados de negócios e evolução mercadológica
– Soluções para empresas de transporte agilizarem as entregas
– Assistentes virtuais como Alexa ou Siri utilizando linguagem natural
– Análises de imagens médicas e diagnósticos com base em dados
– Monitoramento facial em cidades inteligentes
– Customização de sugestões nos serviços de streaming
– Chatbots no atendimento a clientes
– Robôs executando tarefas semelhantes às humanas
Precisamos melhorar alguns pontos como o fato de a IA aprender com base nos dados que recebem de um humano, portanto ela pode fazer análises com vieses de racismo ou preconceito se essa base de dados não for diversa o suficiente. Então há pontos a melhorar, sem sombra de dúvidas, mas o deep learning permite o desenvolvimento de tecnologias que facilitam e agilizam a nossa vida.