No livro “The Five Dysfunctions of a Team”, escrito por Patrick Lencioni, considerado um clássico quando se trata de liderança e trabalho em equipe, o autor nos ajuda a entender as principais disfunções que afligem inúmeras equipes e como superá-las para alcançar resultados excepcionais. Abaixo trouxemos as 5 disfunções apresentadas pelo autor:
- Ausência de Confiança:
O primeiro obstáculo abordado é a ausência de confiança entre os membros da equipe. Sem confiança mútua, os colegas não se sentem à vontade para serem vulneráveis, expressar suas opiniões honestamente ou pedir ajuda quando necessário. A falta de confiança leva a comportamentos defensivos e a um ambiente onde a colaboração é quase impossível.
- Medo de Conflito:
A falta de confiança leva à segunda disfunção, o medo do conflito. Muitas equipes evitam discussões e debates saudáveis por receio de que isso possa levar a tensões e rupturas. No entanto, o conflito construtivo é essencial para alcançar soluções mais robustas e tomar decisões melhores. Nesse ponto, o livro enfatiza a importância de debater ideias de forma respeitosa, evitando ataques pessoais e buscando o melhor para a equipe.
- Falta de Comprometimento:
A equipe que não se permite o conflito saudável tem dificuldades em alcançar comprometimento com as decisões tomadas. O terceiro desafio é superar a falta de comprometimento, pois membros da equipe podem não apoiar totalmente as decisões, mesmo que as tenham aceitado passivamente. O livro destaca que, ao se envolverem em debates abertos e respeitosos, as equipes aumentam a probabilidade de obterem comprometimento de todos os membros.
- Evitar Responsabilidades:
Quando não há comprometimento claro, os membros da equipe podem evitar responsabilidades individuais e coletivas. Esta quarta disfunção revela como é fácil cair na armadilha de atribuir a culpa a outros e não assumir a responsabilidade por erros ou problemas. Uma equipe eficaz abraça a responsabilidade e aprende com as falhas para alcançar a melhoria contínua.
- Ausência de Resultados:
A última disfunção surge quando a equipe não se concentra nos resultados coletivos, priorizando objetivos individuais em vez dos objetivos comuns. Ao superar as quatro disfunções anteriores, a equipe cria uma cultura de confiança, engajamento, responsabilidade e comprometimento, o que, por sua vez, leva a melhores resultados organizacionais.
São dicas úteis para o aprimoramento e eficácia de equipes, que possibilitam alcançar resultados excepcionais. A chave para o sucesso de uma equipe, está na habilidade de superar suas fragilidades e trabalhar em conjunto. E um papel importantíssimo na busca desse objetivo, é o papel de líder. Porém, a liderança não existe sem confiança, então voltamos ao primeiro ponto exposto anteriormente. É crucial que a equipe confie em seu líder, as pessoas não seguem quem elas não confiam, admiram ou acreditam.
Um artigo escrito por Jack Zenger e Joseph Folkman em 2019 e publicado na Harvard Business Review, apontou 3 elementos que fundamentam a confiança e devem ser considerados para você avaliar se a equipe confia em quem a lidera:
- Relacionamentos Positivos.
A confiança baseia-se em parte enquanto um líder é capaz de criar relacionamentos positivos com outras pessoas e grupos.
Para inspirar confiança, um líder deve:
- Estar próximo das questões e preocupações dos outros.
- Equilibrar os resultados e a preocupação com as pessoas.
- Gerar cooperação entre a equipe.
- Resolver os conflitos.
- Dar feedback honesto de uma forma útil.
- Bom julgamento/perícia.
Outro fator para saber se as pessoas confiam em um líder, é até que ponto um líder é bem informado e possui conhecimento. Eles devem entender os aspectos técnicos do trabalho, bem como ter uma experiência profunda. Isso significa que:
- Usa o bom senso ao tomar decisões.Carre
- As pessoas confiam em suas ideias e opiniões.
- Pessoas buscam suas opiniões.
- Seu conhecimento e experiência são uma importante contribuição para a obtenção de resultados.
- Pode antecipar e responder rapidamente a problemas.
- Consistência.
O elemento final da confiança é, até que ponto os líderes praticam o que falam e fazem o que dizem que farão. As pessoas consideram um líder de alta confiança se:
- Ele for um modelo de bons exemplos.
- Pratica o que diz.
- Honra os compromissos e cumpre suas promessas.
- Está disposto a fazer o que precisa ser feito.
Baseado em tudo o que você leu até aqui, podemos dizer que o ponto principal para conseguir aproveitar ao máximo o potencial da equipe, está na confiança. Porque como vimos, uma disfunção é consequência da outra e tudo começa com a falta de confiança do grupo, sem contar que não existe liderança sem confiança. Então, bora trabalhar para criar e manter sempre esse clima bom, seguro, de respeito e confiança, onde cada um possa dar o melhor de si, com autenticidade e sem medo de expor suas ideias, que assim os resultados serão cada vez melhores!
Redação Ver