Você já se pegou pensando em outra coisa enquanto alguém fala com você?
Ou fazendo algo enquanto alguém se aproxima na intenção de falar contigo e você diz, sem parar, o que está fazendo, “pode falar, estou te escutando”?
Pois é, isso não é escuta ativa, e pode atrapalhar demais a sua conexão com as pessoas e consequentemente a forma como você é percebido. Os dias são corridos, sim, mas nós precisamos encontrar tempo para nos conectarmos uns com os outros e não só virtualmente. Vivemos uma era onde muitas pessoas querem falar e poucas querem ouvir, e se você quer ser ouvido, respeitado e relevante para as pessoas, você também precisa ouvir, respeitar e demonstrar que as pessoas são importantes.
Pesquisas apontam que as pessoas estão mais preocupadas com a sua saúde mental, mais seletivas quanto ao ambiente de trabalho. Então é preciso construirmos ambientes saudáveis, onde possamos ter segurança psicológica, confiança e empatia para sermos os melhores profissionais que podemos ser, e isso é um trabalho em conjunto entre gestão e colaboradores. Existe um estudo do Google chamado Projeto Aristóteles onde o Google buscou compreender melhor o trabalho em equipe de seus funcionários e especificamente responder por que certos times prosperavam enquanto outros fracassavam. E o estudo apontou que em ambientes corporativos onde as pessoas se sentem seguras para compartilhar ideias a produtividade melhora, e a escuta ativa foi uma das habilidades mais destacadas para fortalecer a segurança psicológica dentro das empresas.
Desenvolver essa habilidade é essencial, principalmente nesse cenário onde todos buscamos mais humanidade nas relações de trabalho. Mas o que é a escuta ativa, você sabe? Simplificando, é dedicar-se a compreender e interpretar o conteúdo que está sendo falado, isso cria uma conexão autêntica e melhora as relações interpessoais. Existem algumas práticas para te ajudar nesse processo de desenvolvimento da escuta ativa, vou te falar 5 delas:
– Treine a sua audição
Um exercício simples para treinar os seus ouvidos e o seu cérebro a prestar atenção ao que está sendo dito. Cronometre um minuto, e nesse tempo, permita-se perceber todos os sons do ambiente, no minuto seguinte foque sua atenção a um único som até que os demais percam a importância, e em seguida volte a perceber todos eles.
– Evite distrações
Quando alguém se dirigir a você, foque sua atenção nessa pessoa, evite olhar o celular, ler e-mails, ou pensar em outros assuntos. Por mais que você ache que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, alguma informação pode se perder nesses segundos de distração.
– Olho no olho
Olhe para a pessoa enquanto ela fala com você, o olhar é uma das maiores conexões entre as pessoas e demonstra que você está atento e interessado.
– Fique atento à comunicação não-verbal
Preste atenção à linguagem corporal de quem se comunica, tom de voz, postura, expressões faciais, ênfase nas palavras, tudo isso amplia a sua escuta ativa. Dominando a interpretação da linguagem corporal você pode compreender além do que está sendo dito.
– Não julgue enquanto ouve
Temos o péssimo hábito de pré-julgar enquanto escutamos, e ao invés de nos preocuparmos em compreender o que está sendo dito passamos a pensar no que iremos responder. Não julgue, ouça, tenha empatia, coloque-se no lugar de quem fala, repita para ela o que você entendeu para ter certeza de que realmente compreendeu e só depois disso, dê a sua resposta.
Muitos problemas de relacionamento, podem ser causados por uma falha na comunicação que atrapalha o entrosamento da equipe. Praticar a escuta ativa, diminui ruídos nessa comunicação, gera um ambiente aberto ao diálogo e a equipe se conecta melhor, criando um ambiente propício para o sucesso, unindo bem-estar e produtividade.