Todos os anos saem as listas de tendências para o ano que virá, e em tecnologia não é diferente. Muito se fala em ESG (Enviromental, Social and governance), todos os setores no mundo todo estão voltando sua atenção para esses pontos. E a consultoria americana Gartner considerou em seu relatório “Top strategic technology trends 2023”, que será essencial, estrategicamente falando, que as tecnologias implementadas pelas empresas tenham esses três pilares, otimização, escalabilidade e pioneirismo aliados à sustentabilidade.
De acordo com esses pilares, o Gartner apontou três tendências em tecnologia que considera relevantes como estratégia para as empresas em 2023.
1ª Observabilidade Aplicada: Considerada uma evolução do conceito de monitoramento, essa tendência é sobre utilizar a inteligência artificial (IA) para analisar e fazer recomendações a partir de dados coletados. Ela corresponde ao pilar de otimização, já que permite o uso arquitetado dos dados com o objetivo de se obter maior rapidez e precisão na tomada de decisões dentro das empresas.
2ª Industry Cloud Platforms: Já o pilar de escalabilidade vem acompanhado das Plataformas em nuvem que na indústria combinam Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS) com funcionalidades personalizadas e específicas de cada setor. Segundo a Gartner, até 2027, mais de 50% das empresas utilizarão a tecnologia para acelerar suas iniciativas de negócios.
3ª Metaverso: E sobre pioneirismo, está o metaverso, um espaço virtual que permite que as pessoas repliquem ou aprimorem experiências reais. Ele permite transportar ou estender as atividades físicas para um mundo virtual. A expectativa é que, até 2026, pelo menos 25% da população mundial passe pelo menos 1 hora por dia no ambiente digital e mais de um quarto das empresas estejam no metaverso. Nike, Adidas, Itaú, Disney, Renner, Gucci, Vans e Stella Artois são alguns dos exemplos de grandes empresas que já se aproximaram da tecnologia.
Além desses pontos levantados pelo Gartner, trouxemos também quatro das maiores tendências em tecnologia para 2023:
1 – Gestão de confiança e risco para IAs
A Inteligência Artificial (IA) será realidade em um maior número de organizações. A evolução das IAs permitirá que muitas empresas tenham mais facilidade para utilizar essa tecnologia e criar produtos e serviços mais inteligentes, porém, Inteligência Artificial precisa de gestão de confiança e risco. Cerca de 41% das instituições que o Gartner entrevistou afirmaram que já sofreram com problemas de privacidade de Inteligência Artificial (IA). Isso só mostra a importância de preparar a empresa para o uso dessa tecnologia e de se fazer a gestão de confiança e risco.
2 – Computação quântica
Há uma corrida mundial para desenvolver a computação quântica em escala, países como EUA, Reino Unido, Rússia e China, estão investindo bastante no desenvolvimento dessa tecnologia. Ela é um salto tecnológico que deve nos trazer computadores capazes de operar um trilhão de vezes mais rápido do que os processadores tradicionais mais rápidos já disponíveis. Mas ela tem sido polêmica porque existe um perigo potencial no fato de que ela pode inutilizar nossas atuais práticas de criptografia, assim, qualquer nação que a desenvolva em escala poderá quebrar a criptografia de outros países, empresas e sistemas de segurança.
3 – O metaverso cada vez mais real
Segundo a Forbes, especialistas preveem que o metaverso adicionará US$ 5 trilhões à economia global até 2030, e 2023 será o ano que definirá a direção do metaverso para a próxima década. No próximo ano poderemos ter ambientes de trabalho no metaverso mais imersivos, com interações mais reais, aliás, a Microsoft e a Nvidia já estão desenvolvendo plataformas de metaverso para colaboração em projetos digitais. E com dispositivos que fazem a captura de gestos e linguagem corporal, os avatares têm tudo para serem cada vez mais reais.
4 – Web 3 progredindo
A ideia por trás da Web3 é usar a descentralização, permitida pela blockchain e fortalecer ainda mais o conteúdo desenvolvido pelos usuários. A tecnologia blockchain avançará à medida que as empresas criarem produtos e serviços mais descentralizados.
Os tokens trarão transações financeiras mais seguras e ágeis, transformando informações reais em dados equivalentes no digital. Os NFTs (tokens não fungíveis) se tornarão mais utilizáveis e práticos em 2023. Por exemplo, ingressos NFT para shows poderão trazer acesso a experiências nos bastidores.
A tecnologia evolui cada dia mais depressa e vem trazendo cada vez mais soluções inteligentes, otimizando os meios de produção, revolucionando a forma de prestar serviços, trazendo mais comodidade, segurança e customização para os clientes. A mudança muitas vezes incomoda, é desconfortável, porque nos tira da zona de conforto, temos que aprender muitas coisas e muito rápido. Mas uma coisa é certa, as tecnologias são desenvolvidas para facilitar a nossa vida e solucionar problemas do mundo, cabe a nós mantermos um aprendizado contínuo e nos desenvolver junto com elas.